Resultado das Inscrições para a Formação Itinerante de Professores de Dança no Recôncavo
Está publicada aqui a relação de selecionados para a etapa da Formação Itinerante de Professores de Dança - 15 Anos que acontece no Recôncavo baiano. Além da participação nas oficinas da formação, os participantes selecionados receberão, também gratuitamente, a matrícula para o Módulo 1 da Certificação Online na Técnica de Isadora Duncan ECD. A certificação online tem 5 módulos e é voltada para estudos básicos no trabalho de Isadora Duncan, preparando dançarinos para ensinar a dança de Duncan para crianças e adultos não profissionais. Os participantes poderão ainda inscrever-se nas convocatórias das atividades do evento principal da 14ª Jornada de Dança da Bahia, em novembro de 2024, em Salvador(BA): Fórum de Educadores de Dança - 10 Anos, Residência Artística Internacional e Mostra INVEX.
Quando: 27 a 29/08/2024, terça a quinta-feira, das 18h às 21h. Onde: Espaço IMUJAR | CJAR (Avenida Viana Bandeira, 23/25, 1° andar, Sala 5, Centro; próximo ao Círculo Operário Católico de Santo Amaro).
Formação Itinerante de Professores de Dança chega ao Recôncavo
A Formação Itinerante de Professores de Dança - 15 Anos chega ao Recôncavo Baiano para capacitar jovens profissionais e professores de dança, além de profissionais das áreas de educação física, música e artes cênicas em geral. Esta formação gratuita visa fortalecer o intercâmbio de experiências artístico-pedagógicas e promover uma prática docente reflexiva e criativa.
Os participantes da Formação Itinerante de Professores de Dança - 15 Anos receberão, também gratuitamente, a matrícula para o Módulo 1 da Certificação Online na Técnica de Isadora Duncan ECD. A certificação online tem 5 módulos e é voltada para estudos básicos no trabalho de Isadora Duncan, preparando dançarinos para ensinar a dança de Duncan para crianças e adultos não profissionais.
Os participantes da Formação poderão ainda inscrever-se nas convocatórias das atividades do evento principal da 14ª Jornada de Dança da Bahia, em novembro de 2024, em Salvador(BA): Fórum de Educadores de Dança - 10 Anos, Residência Artística Internacional e Mostra INVEX.
Quando: 27 a 29/08/2024, terça a quinta-feira, das 18h às 21h.
Onde: Espaço IMUJAR | CJAR (Avenida Viana Bandeira, 23/25, 1° andar, Sala 5, Centro; próximo ao Círculo Operário Católico de Santo Amaro).
Inscrições: Até o dia 24 de agosto através do formulário https://forms.gle/gft8dtxzGGJKt6379. Inscrições gratuitas e vagas limitadas. 60% das vagas serão destinadas a pessoas negras ou indígenas.
A Formação Itinerante de Professores de Dança é uma ação da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; produção do Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Veja como foi a Formação Itinerante de Professores de Dança em Porto Alegre.
Primeira ação em 2024 da décima quarta edição da Jornada de Dança da Bahia, a Formação Itinerante de Professores de Dança celebra 15 anos e chega às capitais Porto Alegre (12 e 13 de abril) e Curitiba (16 a 18 de abril) como um evento reconhecido nacionalmente como fundamental para o desenvolvimento da educação em dança, em busca de estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e público.
Uma das marcas da Jornada de Dança da Bahia está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan (1877-1927). Este traço se revela em diversos aspectos e se expressa ainda mais claramente na temática do evento para esta edição: “Meu Corpo é o Templo da Minha Arte”, frase inspiradora da mãe da dança moderna, a bailarina estadunidense Isadora Duncan.
Uma das principais ações do programa da Formação é a apresentação de “A Arte De Isadora Duncan”, seguida de bate-papo. O espetáculo é um resumo dos trabalhos criados entre 1900 e 1927 pela dançarina americana considerada a precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu a dança a seu valor como arte sagrada e popular. Com um acentuado teor estético, histórico, documental e pedagógico, o espetáculo “A Arte de Isadora Duncan” oferece ao público o acesso a uma importante parte da memória viva da dança produzida no Ocidente.
Percebendo o valor histórico deste ícone da dança, cuja inspiração tanto no campo artístico quanto no campo da educação é cada vez mais atual, a Escola Contemporânea de Dança na Bahia, através da Mantra Cia. De Dança e do Contemporânea Ensemble (grupos residentes), desenvolve há 34 anos uma pesquisa de alto nível nesta área realizando intercâmbios importantes com a Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York (desde 1992) e com o Isadora Duncan International Symposium (desde 2015).
Os grupos residentes se apresentaram principalmente em cidades da Bahia e do Brasil e no exterior, a exemplo do Alice Museum (2006), Dance Theather Workshop em Nova York (2010), Summerwarfth Festival em Frankfurt (2014), no Congresso CID internacional em Atenas (2016) e no Isadora Duncan International Symposium em Chicago (2015), São Francisco (2017) e Londres (2019). Em 2020 o grupo foi convidado pela Universidade de Harvard e pela Universidade Federal da Rússia para apresentar o vídeo dança “TALAVERA” nos seus festivais mundiais.
A Formação já aconteceu em mais de 30 localidades em todo o Brasil, incluindo o interior da Bahia, Aracaju, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia; ainda realizou oito edições do Fórum de Educadores de Dança dentro da programação da Jornada de Dança da Bahia, envolvendo mais de 2.000 alunos/educadores e criando uma rede de comunicação e troca de saberes.
A Formação tem o objetivo de capacitar profissionais e professores para o ensino da dança e fomentar o exercício de uma prática docente reflexiva e criativa. Os encontros têm como tema “A Natureza Criativa do Ser” e se baseiam em aulas e discussões inspiradas na filosofia e técnica de Isadora Duncan, ministradas por Fatima Suarez e membros do Contemporânea Ensemble.
O número máximo de vagas por encontro/cidade é de 40 participantes, dos quais são selecionados até dois que participarão com a estadia paga do evento principal da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que acontece em novembro de 2024 em Salvador (BA).
A Formação é a primeira ação em 2024 da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; produção do Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura, Governo Federal.