Residência Artística Internacional explora as dimensões criativas do luto
No Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, a Residência Artística Internacional "Luto Em Movimento: Resiliência, Memória e Identidade" pretende realizar uma pesquisa sobre o luto (pesar) coletivo e seu potencial político e catártico. A residência, conduzida por Igor Meneses (Brasil/Alemanha) e Paula Pau (Malásia/Alemanha), convida 20 artistas locais selecionados em convocatória a uma imersão criativa e propõe uma investigação sobre as diversas faces do luto e seu potencial político e catártico, traçando paralelos entre o luto individual e coletivo e as contradições da herança religiosa e espiritual no contexto histórico colonial de Salvador. A residência acontece entre os dias 13 e 17 de novembro no MAB e o resultado será exibido ao público geral dentro da Mostra Artística no dia 17/11, às 20h, na Sala do Coro, com ingressos a R$40 e R$20 (ingressos aqui).
RESIDÊNCIA
O dançarino Igor Meneses pretende fazer uma pesquisa sobre o luto (pesar) coletivo e seu potencial político e catártico. Junto à dançarina malasiana e frequente colaboradora Paula Pau, ele irá guiar um laboratório de investigação artística interdisciplinar sobre o tema, traçando paralelos entre o mesmo e as contradições da herança religiosa e espiritual no contexto histórico colonial da cidade de Salvador, na Bahia.
Para a Jornada de Dança da Bahia, os artistas irão se concentrar na troca com bailarinos locais interessados em conectar suas experiências pessoais em relação ao luto e à herança colonial da cidade de Salvador. Mais especificamente, a pesquisa se centrará em investigar diferentes práticas (artísticas, espirituais etc.) de resistência em face à violência e apagamento coloniais, usando o luto coletivo como ferramenta de recuperação identitária.
IGOR MENESES é bailarino, coreógrafo e produtor musical residente em Düsseldorf, na Alemanha, desde 2016. Formado em Dança Contemporânea pela Folkwang Universität der Künste, Igor tem trabalhado na cena livre do estado de Nordrhein-Westfallen, com nomes como Ben J. Riepe, e tem desenvolvido trabalhos autorais com a bailarina e cocriadora Paula Pau. Em 2021 estreou a sua primeira obra, "Imminent Arrival", fruto da sua parceria com Paula, e foi desde então agraciado com diversas bolsas de pesquisa da dança na Alemanha. Paralelo a isso, o artista gerencia a própria carreira na cena de música eletrônica. Em 2022, realizou a turnê "Cuerpo Temperamental" por vários países na Europa, um show multimídia em colaboração com o artista visual Lukas Becker e vem desde então se preparando para o lançamento do seu próximo disco, "Blowhole", através da gravadora italiana Rest Now!